Caro leitor

Este blog é a fiel expressão da minha visão de mundo.

Acredito na ideia do todo, onde todos somos um e que minhas atitudes, minha forma de pensar geram energias que refletem na existência do outro. Daí a importância de estarmos sempre na frequência do bem, dos bons pensamentos, vibrando sempre na frequência de Luz. Estamos em aprendizado e as falhas, as tentações, deslizes ao retrocesso estão conjugados ao nosso Ser. Devemos estar atentos aos nossos pensamentos, atitudes e tipo de energia que emitimos e expandimos para o Universo. Espero que os textos que escrevo e os de outros autores que aqui publico,possam acrescentar algo de construtivo para os que lerem.

(Hilda Stein)

POSTAGENS

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

AÇÃO E REAÇÃO E A LEI DA CAUSA E EFEITO


 Para toda ação existe uma reação, este é o terceiro Princípio de Isaac Newton  em relação ao movimento de corpos no universo.
Este princípio desencadeou inúmeras análises e estudos não só no universo das ciências exatas como também no campo filosófico, social e religioso que se confunde com a Lei da causa e efeito.
A Lei da causa e efeito nos traduz que todo comportamento, ações e atitudes, infalivelmente refletirão efeitos no decorrer da nossa trajetória, seja nesta ou em outra vida ou dimensão, conforme teorias filosóficas, espíritas, etc...
O Princípio de Newton estuda o movimento de corpos no universo com a explicação de que  “a  qualquer ação se opõe uma ação igual, ou ainda, as ações mútuas de dois corpos são sempre iguais e se exercem em sentidos opostos”,ou seja, se um dedo aperta uma pedra, a pedra apertará o dedo, se um cavalo puxa uma corda,a corda puxará o cavalo, citação de Jorge Medeiros, estudante de Física (UFRJ) , muito bem aplicada.
Trazendo as duas teorias para o nosso dia a dia, podemos resumir que tudo o que semeamos, colheremos durante a nossa jornada, segundo a Lei de causa e efeito. Semeando o amor, colheremos o amor, se semearmos ódio, colheremos o ódio e assim por diante. Se vibrarmos constantemente em uma frequência de fracasso, nada conquistaremos. Se a autopiedade fizer parte da nossa rotina, viveremos sempre em um vale de lágrimas, achando que o mundo é injusto e que somos eternas vítimas e a sensação de fraqueza e incapacidade será uma sombra eterna. Essa é a Leia da causa e efeito.
Quanto à ação e reação, a resposta é imediata, se lavarmos nossa roupa, esta ficará limpa se não lavarmos ficará suja. O que podemos deduzir que somos responsáveis por nossos atos e atitudes ou pela falta deles. Somos nós que escolhemos o que queremos para a nossa vida. Se for da vontade da pessoa ser médico, depende dela e só dela, cursar uma escola de medicina, é claro que não é tão simples, o processo envolve fatores externos que dificultam a ação, mas que não impossibilitam o resultado favorável; se houver é claro o empenho absoluto da parte interessada. As grandes conquistas não são fáceis, elas requerem muita dedicação, muitas vezes ou na maioria delas abdicação dos prazeres momentâneos e ilusórios, muita disciplina, paciência, determinação e persistência para alcança-las, o que provoca à desistência de muitos  e aí entra a lei da ação e reação, se a pessoa não se esforça no processo da conquista, não irá atingir  o objetivo desejado. E a desistência é ação da pessoa e a não realização do desejado é a reação dessa atitude da desistência. Por tanto nós somos responsáveis por toda e qualquer ação que projetamos em nossa vida. Se ficarmos acomodados em reclamações, na inércia sem atitudes que favoreçam os acontecimentos, consequentemente nada acontecerá , permanecerá tudo como está, mas se direcionarmos a nossa vida, “arregaçarmos as magas” e partirmos para a luta, conquistaremos o que quisermos. É preciso ter atitude para mudar uma situação. É preciso de Ação para desencadear uma Reação!

2 comentários:

Anônimo disse...

Newton, religioso que era, soube trazer para a ciência através do enunciado de sua terceira lei o que os hebreus séculos antes acreditavam, a lei da semeadura: aquilo que o homem plantar, também colherá.

Hilda Stein disse...

Sim, Cizim, esta é uma Lei tão antiga, mas poucos têm consciência dessa veracidade.

Postar um comentário