Caro leitor
Este blog é a fiel expressão da minha visão de mundo.
Acredito na ideia do todo, onde todos somos um e que minhas atitudes, minha forma de pensar geram energias que refletem na existência do outro. Daí a importância de estarmos sempre na frequência do bem, dos bons pensamentos, vibrando sempre na frequência de Luz. Estamos em aprendizado e as falhas, as tentações, deslizes ao retrocesso estão conjugados ao nosso Ser. Devemos estar atentos aos nossos pensamentos, atitudes e tipo de energia que emitimos e expandimos para o Universo. Espero que os textos que escrevo e os de outros autores que aqui publico,possam acrescentar algo de construtivo para os que lerem.
(Hilda Stein)
POSTAGENS
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Ação e Reação
“Para toda ação existe sempre uma reação oposta e de igual intensidade”
( Isaac Newton)
A terceira lei de Newton conhecida como Princípio da Ação e Reação, relata que para toda ação existe uma reação oposta e de igual intensidade.
Na nossa vida esta lei é rigorosamente obedecida, temos resposta para tudo o que emitimos. Em ditado popular: “colhemos o que semeamos”.
Isso quer dizer que temos responsabilidade pelos acontecimentos em nossa vida, ou seja, vivemos as consequências de nossos atos e atitudes.
Muitos discordam dessa afirmação e preferem encontrar um responsável externo para as dificuldades encontradas.
Alguns culpam a Deus, afirmando estar sendo castigado pelo mesmo.
Outros culpam os políticos, a sociedade, a família, os vizinhos, colegas de trabalho, enfim, a responsabilidade virá sempre de fora.
Por mais dura que seja a realidade, temos que aceitar que a responsabilidade é sempre nossa.
Se aceitarmos que nossos pensamentos nada mais são do que energia em movimento e que atraímos o que pensamos, pensando negativamente, o que atrairemos para a nossa vida?
Se estivermos sempre de mau humor, insatisfeitos com tudo que ocorre à nossa volta, o que podemos esperar como resposta para nossa vida?
Se desejarmos algo, mas não movermos uma palha para conquistar o que queremos, será que conseguiremos alcançar o que desejamos?
Esta realidade é difícil de ser aceita porque não fomos criados e nem ensinados para pensarmos desta forma.
Normalmente somos tidos como coitadinhos, vítimas de situações que nós mesmos geramos.
(Este texto faz parte do livro que estou escrevendo, que em breve será publicado.)
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
DE BEM COM A VIDA
Dia desses uma amiga queixava-se dizendo que uma grande corrente negativa está tomando conta do mundo e que a vida está indo de mal a pior.
Claro que diante a uma afirmação desta, eu não me achei no direito de só escutar e contra-argumentei, é lógico. Não sei se a convenci, mas a afirmação dela não me impressionou.
Todos as noites contemplo o céu estrelado e vejo que as estrelas brilham com a mesma intensidade de sempre.
A Lua continua rigorosamente cumprindo suas fases.
O sol nasce todos os dias majestosamente e se põe com uma beleza impar todas as tardes.
As árvores fornecem a mesma sombra refrescante.
Os pássaros cantam felizes.
As flores cada dia mais belas.
Se tudo isso é vida, não entendo o porquê achar que vai de mal a pior.
A natureza continua na mais perfeita harmonia.
Ok, mas os homens estão cada vez pior!
Será? Não podemos generalizar.
E os homens bons se encaixam aonde nesta afirmação?
O problema é que fomos acostumados a valorizar somente o negativo.
As coisas boas que acontecem naturalmente passam despercebidas e não a enxergamos.
O corpo humano é perfeito, é algo verdadeiramente Divino.
Nós temos a capacidade de atrair o que projetamos e se vibrarmos somente no negativo tudo a nossa volta será ruim.
Se olharmos para vida e enxergamos a sua grandeza, veremos que a vida é bela e o mundo é maravilhoso e que existe muita gente do bem e da luz.
Não podemos dar poder a uma minoria que insiste em fazer a diferença.
Se cultivarmos só bons pensamentos em nossa mente, a nossa visão do mundo será bem diferente.
Podem me chamar de sonhadora, de alienada, de louca que eu não ligo, enquanto o sol existir, a lua cumprir suas fases, as estrelas brilharem, os pássaros cantarem e as flores irradiarem sua beleza, vou continuar achando que tudo vai de bem a melhor!
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
CRIANÇA LIVRE
imagem retirada da web.
Distribuindo saquinhos de doces no dia das crianças, que é uma prática que exerço há alguns anos nesta data, tive a oportunidade de desfrutar mais uma vez dos sorrisos e da euforia da criançada, uma energia indescritível.
São momentos verdadeiramente mágicos, observar a alegria contagiante da garotada diante de um saquinho de doces.
E nesta maratona pude observar o brilho nos olhos dos adultos que por um instante desejavam também receber aquele mimo, como se voltassem no tempo recordando a infância.
Na realidade, não é um retrocesso no tempo e sim o despertar da criança interior que cada um traz dentro de si, que com o passar dos anos, vai se perdendo pelo caminho, adormecendo por conta das críticas, exigências e responsabilidades da vida adulta.
Mas quem disse que para ser adulto, é necessário matar essa criança que habita dentro de cada um de nós?
A criança representa leveza, pureza de espírito, alegria de viver e tudo isto é reprimido ao longo dos anos.
É preciso a libertação desta essência para que se viva com mais serenidade, sem tanta rigidez.
Responsabilidade não é sinônimo de austeridade, podemos ser responsáveis com alegria.
Conheço pessoas que conseguem libertar a criança interna e são tão leves, de convivência super agradável, bastante diferente das que mantêm suas crianças adormecidas.
Deixar fluir a essência da criança que habita dentro de nós é desfrutar do merecido paraíso regado à felicidade.
A felicidade não habita no mundo externo, ela está dentro de nós, aguardando o despertar da eterna criança.
“Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não impeçais, porque o Reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham”. ( Mateus, 19:14)
Distribuindo saquinhos de doces no dia das crianças, que é uma prática que exerço há alguns anos nesta data, tive a oportunidade de desfrutar mais uma vez dos sorrisos e da euforia da criançada, uma energia indescritível.
São momentos verdadeiramente mágicos, observar a alegria contagiante da garotada diante de um saquinho de doces.
E nesta maratona pude observar o brilho nos olhos dos adultos que por um instante desejavam também receber aquele mimo, como se voltassem no tempo recordando a infância.
Na realidade, não é um retrocesso no tempo e sim o despertar da criança interior que cada um traz dentro de si, que com o passar dos anos, vai se perdendo pelo caminho, adormecendo por conta das críticas, exigências e responsabilidades da vida adulta.
Mas quem disse que para ser adulto, é necessário matar essa criança que habita dentro de cada um de nós?
A criança representa leveza, pureza de espírito, alegria de viver e tudo isto é reprimido ao longo dos anos.
É preciso a libertação desta essência para que se viva com mais serenidade, sem tanta rigidez.
Responsabilidade não é sinônimo de austeridade, podemos ser responsáveis com alegria.
Conheço pessoas que conseguem libertar a criança interna e são tão leves, de convivência super agradável, bastante diferente das que mantêm suas crianças adormecidas.
Deixar fluir a essência da criança que habita dentro de nós é desfrutar do merecido paraíso regado à felicidade.
A felicidade não habita no mundo externo, ela está dentro de nós, aguardando o despertar da eterna criança.
“Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não impeçais, porque o Reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham”. ( Mateus, 19:14)
domingo, 11 de outubro de 2015
O QUE É SER JUSTO?
Justiça é um tema que se discute há muito tempo, muito antes de Cristo já se especulava o assunto.
Platão, filósofo grego nascido em 427 a.C, em sua obra “ A República”, aborda como tema central a justiça.
Aristóteles outro importante filósofo, aluno de Platão, na era 350 a.C também aborda a justiça e a coloca como uma das principais virtudes éticas.
E o que é ser justo?
Ser justo não significa ser bonzinho e sim coerente com o fim determinado, tendo sempre como base a ideia do bem.
Um governante que visa à justiça, não será o bonzinho, o camarada. Este terá que visar o bem do todo, nem que para isso necessite do sacrifício de alguns para que no final todos possam ser beneficiados. E provavelmente agindo com justiça despertará a cólera de muitos que visam unicamente o próprio benefício.
Um professor justo é aquele que exige e cobra do aluno o retorno do potencial que este possui e não aquele que facilita e que distribui notas. E sim o que cobra o que tem que ser cobrado. O bom professor não é coleguinha dos alunos, ele é um mestre que visa o desenvolvimento destes.
Pais justos, não são aqueles que tudo permitem a seus filhos, mas sim aqueles que preparam os filhos para vida, sabendo que esta é muito dura para os que não cumprem suas leis.
Não é fácil ser justo em uma época em que a vitimização anda em alta e a inversão de valores pautada na demagogia é predominante.
Não devemos esquecer que a justiça deve ser praticada gradativamente de dentro para fora, ou seja, começar do micro para o macro. E o micro somos nós individualmente.
Vamos tomar como exemplo o corpo físico - muitos acham que praticar exercício físico é um sacrifício e optam pelo comodismo e sedentarismo desprezando a necessidade do corpo. Ser justo com o próprio corpo é lutar contra a falta de vontade de fazer exercícios e praticá-los em prol de uma vida saudável. E nas devidas proporções, enfrentar a preguiça para realizar o exercício físico é equivalente a enfrentar o julgamento daqueles que enxergam as atitudes de justiça atrocidades.
Cabe-nos a escolha de sermos justos e denominados carrascos por muitos ou sermos demagogos e simpáticos agradando a todos.
terça-feira, 29 de setembro de 2015
A MULHER E AS FASES DA LUA
Imagem retirada da net.
Dedico este texto ao meu fiel leitor José da Cruz Ferreira por ter carinhosamente sugerido que eu escrevesse uma crônica abordando este tema.
Quando menina tal qual lua nova no seio da família se prepara para receber a luz do sol da grande vida que a espera.
Com o passar do tempo assim como a lua crescente recebe a iluminação necessária para o seu desenvolvimento e gradualmente vai deixando de lado as brincadeiras infantis, as bonecas e os gibis.
Linda nesta fase, inspira os poetas e cheia de esperança, deixa-se iluminar pelo grande sol da vida, acolhendo com o seu brilho prateado todos aqueles que fazem parte da sua trajetória.
A intensidade do seu brilho está representada pela sua força de gerar vidas, pela arte de superar as grandes provas apresentadas sem jamais desanimar.
E majestosamente segue em frente ocupando todos os espaços impostos pela vida, de filha, mãe, mulher, amante, economista, administradora, empresária, professora, cuidadora, enfim, com o seu brilho consegue iluminar todos os setores da sua vida.
E aos poucos se alia ao velho e bom amigo tempo e bem devagar assume a fase da lua minguante, procurando sua verdadeira essência retornando para o seio da sua família espiritual.
E deixa aqui na terra registrada sua brilhante trajetória de força, garra e determinação que é próprio da alma feminina, com sua magistral assinatura: MULHER
Dedico este texto ao meu fiel leitor José da Cruz Ferreira por ter carinhosamente sugerido que eu escrevesse uma crônica abordando este tema.
Quando menina tal qual lua nova no seio da família se prepara para receber a luz do sol da grande vida que a espera.
Com o passar do tempo assim como a lua crescente recebe a iluminação necessária para o seu desenvolvimento e gradualmente vai deixando de lado as brincadeiras infantis, as bonecas e os gibis.
Linda nesta fase, inspira os poetas e cheia de esperança, deixa-se iluminar pelo grande sol da vida, acolhendo com o seu brilho prateado todos aqueles que fazem parte da sua trajetória.
A intensidade do seu brilho está representada pela sua força de gerar vidas, pela arte de superar as grandes provas apresentadas sem jamais desanimar.
E majestosamente segue em frente ocupando todos os espaços impostos pela vida, de filha, mãe, mulher, amante, economista, administradora, empresária, professora, cuidadora, enfim, com o seu brilho consegue iluminar todos os setores da sua vida.
E aos poucos se alia ao velho e bom amigo tempo e bem devagar assume a fase da lua minguante, procurando sua verdadeira essência retornando para o seio da sua família espiritual.
E deixa aqui na terra registrada sua brilhante trajetória de força, garra e determinação que é próprio da alma feminina, com sua magistral assinatura: MULHER
domingo, 20 de setembro de 2015
COMEMORANDO MAIS UMA PRIMAVERA!
Enfim, chego aos 52!
Encerrando mais um ciclo da minha vida.
Recomeçando mais uma primavera...
Trago em minha memória muitas lembranças, no meu rosto as marcas do tempo, nas minhas mãos os sinais da idade, na minha alma a vitalidade e a sede de viver intensamente o tempo que me resta sem semear sentimentos negativos que não têm o poder de me transportar às estrelas do esclarecimento.
Quero semear o que há de melhor dentro de mim, regar as flores do meu jardim, afastar as ervas daninhas e deixar florir a emoção de viver um dia após o outro sem ansiedade.
Mergulhar sem medo nas profundezas da minha capacidade de realizar os meus desejos.
E não permitir que o barco das incertezas aporte no cais da minha verdade, para que eu consiga navegar com segurança libertando-me de todas as amarras que me impeçam de alcançar a minha verdadeira essência.
Quero cultivar os anjos vestidos de pessoas que me amparam nas veredas que trilho e compartilhar a minha gratidão expandindo o amor que recebo de cada uma delas.
E afastar os sentimentos que não me tornam digna de prosseguir de cabeça erguida a minha trajetória.
Quero abraçar as oportunidades sem desperdiçar meu precioso tempo e perfumar com as flores do meu renascimento mais um ciclo da minha vida.
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
AS FLORES
E para comemorar a chegada da estação das flores, publico uma linda poesia, escrita por minha amiga, sensível filósofa Elaine Pessoa Guardiola.
Esta poesia recebeu merecidamente o 1º lugar no concurso de poesias dos jogos da primavera da escola de filosofia Nova Acrópole.
Sinto o pulsar da vida em um botão
que espera a aurora da natureza para despertar.
Promessas de renascimento.
Aguarda, com total maestria e serenidade,
A hora certa de florir, o seu momento,
Sua verdade.
Percebo o cintilar das pétalas que se abrem
com uma inexplicável sutileza...
Como é amável o toque da natureza
que, qual maestro, afina as notas, até o final.
As flores exalam pureza
em perfume que as envolve,
qual elo, que enlaça até os pequenos seres alados...
pois que retrata seu arquétipo, modelo
Bordado em Dharma sobre um manto estrelado...
Perfume e beleza, reunidos em harmonia
pela Lei da Unicidade,
Esculpem flores e espalham sua magia.
Assim, a alma, em inquietude inconsciente,
guarda, qual flor, o seu segredo
de uma beleza ainda não revelada.
E, como sempre, impulsionada
para buscar um curso ascendente,
ela irá, num dia mágico, florir,
vencendo a dor, a ignorância e o medo.
Estende ao alto a graciosa antera,
gesto de gratidão ao Absoluto,
e oferece, ao mundo que o espera,
o pólen que há de recriar o mundo.
Essa é a lição que a flor entrega, não em vão,
ao homem que entendeu a que veio
E atendeu ao chamado da vida.
Espalhando beleza em seu seio,
propagando energia, servida em sua taça-coração,
qual vinho que perfuma e adorna os caminhos
onde marcha a humanidade.
Como tudo é cíclico, as flores
deixam seus corpos de matéria, ressecados,
e assim renascem, flores e homens, pois sua essência
é o aporte que entregam ao Sagrado.
Sua missão é de ser luz e de levar luz,
que flui e faz um corpo belo e perfumado,
na destemida e laboriosa missão da vida,
que abre flores e acorda homens com seu chamado.
Elaine Pessoa Guardiola
Esta poesia recebeu merecidamente o 1º lugar no concurso de poesias dos jogos da primavera da escola de filosofia Nova Acrópole.
Sinto o pulsar da vida em um botão
que espera a aurora da natureza para despertar.
Promessas de renascimento.
Aguarda, com total maestria e serenidade,
A hora certa de florir, o seu momento,
Sua verdade.
Percebo o cintilar das pétalas que se abrem
com uma inexplicável sutileza...
Como é amável o toque da natureza
que, qual maestro, afina as notas, até o final.
As flores exalam pureza
em perfume que as envolve,
qual elo, que enlaça até os pequenos seres alados...
pois que retrata seu arquétipo, modelo
Bordado em Dharma sobre um manto estrelado...
Perfume e beleza, reunidos em harmonia
pela Lei da Unicidade,
Esculpem flores e espalham sua magia.
Assim, a alma, em inquietude inconsciente,
guarda, qual flor, o seu segredo
de uma beleza ainda não revelada.
E, como sempre, impulsionada
para buscar um curso ascendente,
ela irá, num dia mágico, florir,
vencendo a dor, a ignorância e o medo.
Estende ao alto a graciosa antera,
gesto de gratidão ao Absoluto,
e oferece, ao mundo que o espera,
o pólen que há de recriar o mundo.
Essa é a lição que a flor entrega, não em vão,
ao homem que entendeu a que veio
E atendeu ao chamado da vida.
Espalhando beleza em seu seio,
propagando energia, servida em sua taça-coração,
qual vinho que perfuma e adorna os caminhos
onde marcha a humanidade.
Como tudo é cíclico, as flores
deixam seus corpos de matéria, ressecados,
e assim renascem, flores e homens, pois sua essência
é o aporte que entregam ao Sagrado.
Sua missão é de ser luz e de levar luz,
que flui e faz um corpo belo e perfumado,
na destemida e laboriosa missão da vida,
que abre flores e acorda homens com seu chamado.
Elaine Pessoa Guardiola






