Caro leitor

Este blog é a fiel expressão da minha visão de mundo.

Acredito na ideia do todo, onde todos somos um e que minhas atitudes, minha forma de pensar geram energias que refletem na existência do outro. Daí a importância de estarmos sempre na frequência do bem, dos bons pensamentos, vibrando sempre na frequência de Luz. Estamos em aprendizado e as falhas, as tentações, deslizes ao retrocesso estão conjugados ao nosso Ser. Devemos estar atentos aos nossos pensamentos, atitudes e tipo de energia que emitimos e expandimos para o Universo. Espero que os textos que escrevo e os de outros autores que aqui publico,possam acrescentar algo de construtivo para os que lerem.

(Hilda Stein)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

AVENTURA E REFLEXÃO NA MATA


Todos os dias pela manhã faço a minha caminhada de aproximadamente 6 km, o que me deixa disposta o resto do dia.
Nos últimos dias por uma causa nobre, mudei o meu trajeto e resolvi andar na pista que margeia o parque dos Jequitibás, um parque ecológico com extensão de aproximadamente 12 hectares.O parque possui uma trilha fantástica com uma mata super fechada, o que me deixa encantada.
Dia desses na minha caminhada habitual, margeando o parque, me bateu uma vontade louca de entrar naquela mata. Quando estava no trajeto de volta resolvi fazer a loucura de entrar na trilha àquela hora da manhã, por volta das 7.30 h, sozinha. Deixei para trás a pista e sem pensar nos riscos, resolvi obedecer ao chamado da natureza.
É simplesmente maravilhoso, sentir a energia de um lugar onde a natureza predomina. Sentir o cheiro da vegetação é uma sensação mágica.
A magia de ser abraçada pela mãe natureza, com um profundo sentimento de gratidão por estar ali, sozinha, ouvindo o canto dos pássaros e apreciando a diversidade das plantas.
Com as chuvas constantes e grandes tempestades, a mata ficou muito fechada, árvores caídas, acho que por causa dos raios, dificulta bastante transitar ali por dentro.
Como estava tomada pelo espírito da aventura, desbravei caminhos, atravessei verdadeiros emaranhados de cipós e galhos que obstruíam a passagem. As marcas nas pernas e braços mostravam a dificuldade de caminhar por certos trechos. Depois de tanto caminhar, finalmente, a trilha reapareceu, e cheguei num largo com mangueiras e um riacho protegido por barrancos que divide o parque. Eu estava em direção contrária, entrei pelo final da trilha. Atravessando a ponte começa a trilha construída de pedras que facilita muito a caminhada, porém, a ponte está em ruínas, faltando algumas madeiras. É preciso equilíbrio para pisar em ripas finas. E aí começou meu drama. Eu não tenho um pingo de habilidade para me equilibrar na corda bamba, aquelas ripas finas não se diferenciavam muito de uma corda. Tentei algumas vezes me equilibrar para atravessar, mas todas as tentativas foram em vão. Eu tinha consciência de que eu não tinha a menor condição de passar por ali sem o auxílio de uma mão ou uma árvore para apoiar-me. Não havia ninguém na trilha àquela hora da manhã. Eu estava completamente sozinha. Existia a possibilidade de voltar por onde vim, mas teria que desbravar a mata novamente, andar muitos metros e retornar todo o trajeto por fora, pois o meu carro estava no estacionamento do parque. Ali, permaneci alguns minutos parada refletindo, a vida nos prega a todo o momento essa peça, é o momento que temos que decidir avançar e encarar o desconhecido ou recuar. Eu não estava nem um pouco disposta a recuar, não gosto de andar pra trás tendo a possibilidade de avançar. Também sabia que não conseguiria atravessar a ponte sem auxílio. Uma queda daquela altura não me deixaria muito bem e eu não conseguiria subir de volta para aonde eu estava. Naquele momento eu tive a certeza de que nunca estamos sozinhos e sabia que uma mão mesmo que invisível se estenderia para me socorrer. Saí andando a procura de algo que me ajudasse naquele momento, foi quando encontrei um galho caído de aproximadamente 2m. Um suporte perfeito para sustentar o meu peso. Segurei o galho na vertical, fincando-o no chão e fiz dele uma bengala de apoio e com segurança atravessei o rio, sobre a ponte em ruínas, depois o coloquei à margem do rio para auxiliar o próximo que passasse em direção contrária a que eu estava. Saí dali radiante, super energizada e com a certeza de que contemos uma força extraordinária interior e de que tudo podemos. Somos livres para realizar o que queremos. A vida é feita de riscos, de erros, acertos e devemos vivê-la intensamente e a intensidade nem sempre está nas coisas extraordinárias, mas a encontraremos na simplicidade. Extrair de todos os momentos da vida o melhor que ela tem para oferecer, isso é simplesmente viver...

domingo, 10 de maio de 2015

Expressão da felicidade




Quando estamos felizes, não precisamos divulgar a nossa felicidade, conseguimos expressá-la no olhar, no sorriso, na expressão do corpo que reflete a leveza da alma.

terça-feira, 5 de maio de 2015

DIREITO DE RESPOSTA

imagem net


Quem vive em sociedade está sujeito a críticas, falácias, mexericos, elogios, afetos e desafetos. Tudo isso faz parte da vida em grupo. E querendo ou não, temos que conviver não só com os verdadeiros, mas também com os hipócritas. Assim é regida a vida na sociedade. Sabendo que não sou exceção e sou alvo de alguns comentários, resolvi me dar o direito de resposta para aqueles que não falam diretamente pra mim o que pensam, mas que transmitem suas opiniões de forma que estas cheguem aos meus ouvidos.
Para os que falam que sou dona da verdade, eu respondo que procuro a minha verdade e tento vivê-la no meu dia a dia.
Para os que falam que eu “me acho”, eu respondo que eu não me acho, mas tento ser.
Para os que falam que eu gosto de aparecer, eu respondo que não tenho nenhuma pretensão de ser invisível.
Para os que não gostam dos textos que escrevo, respondo que sinto muito, mas minha cabeça borbulha por muitos outros.
Para os que gostam e elogiam os meus textos, eu agradeço e digo que o apoio de vocês é o combustível para a minha cabeça borbulhar.
Para os meus afetos eu digo que vocês são muito importantes na minha vida e me completam.
Para os meus desafetos eu digo que vocês são importantes na minha vida, pois são veículos para o meu crescimento.
E para terminar, nada melhor que uma citação de René Descartes:
Penso, logo Existo.
E se o que penso incomoda, só tenho a dizer que não sou só simplesmente Hilda, como também sou totalmente Hilda, e não abro mão de ser verdadeiramente o que sou!

sábado, 25 de abril de 2015

REFLEXÕES

img.net


Nós olhamos a maldade nos outros,porque conhecemos a maldade através de nosso comportamento. Nós nunca perdoamos aqueles que nos ferem, porque achamos que jamais seríamos perdoados. Nós dizemos a verdade dolorosa ao próximo, porque a queremos esconder de nós mesmos. Nós mostramos nossa força para que ninguém possa ver nossa fragilidade.
Por isso, sempre que estiver julgando o seu irmão, tenha consciência de que é você quem está no tribunal.


Okakura Kakuso em ritual japonês do chá.


O homem não nasce,e também nunca morre.Tendo vindo para existir, jamais deixará de fazê-lo,porque é eterno e permanente.
Assim como um homem descarta as roupas usadas e passar usar roupas novas, a alma descarta o corpo velho e assume o corpo novo.
Mas ela é indestrutível;espadas não podem cortá-la, o fogo não a queima, a água não a molha,o vento jamais a resseca. Ela está além do poder de todas estas coisas.
Como o homem é indestrutível, ele é sempre vitorioso(mesmo em suas derrotas),e por isso não deve lamentar-se jamais.


Bagavad-Gita (Capítulo II,16-26)

ATITUDE

imagem net

Você pode estar desejando muito comer queijo e nesse momento você tem a faca e o queijo tão desejado ao seu alcance, mas se você não tiver atitude de cortar o queijo e levá-lo à boca, o desejo vai continuar e nada vai acontecer, o tempo vai passar, o queijo irá estragar e você não irá desfrutar do sabor do tão desejado queijo.
E assim acontece com tudo que almejamos na vida, se não tomarmos atitude e lutarmos pelo o que desejamos, nada conseguiremos.
Eu poderia escrever linhas e mais linhas sobre o assunto, citar vários exemplos , mas a síntese é esta : sem atitude não há realização.

terça-feira, 14 de abril de 2015

IMPREVISTOS PREVISTOS




Einstein afirma que tudo acontece na hora certa e que tudo acontece exatamente como deve acontecer.
Sendo assim, o que chamamos de imprevistos, estão previstos em nossa vida.
Existe uma resistência muito grande em aceitar o novo. Mudanças incomodam, porque sair da zona de conforto dá trabalho e pode ser dolorido.
No livro “Ser como o rio que flui” de Paulo Coelho, há uma reflexão muito interessante:
“Desde que fiz o caminho de Santiago, entendi que – embora a vida continue, e sejamos todos eternos – esta existência vai acabar um dia. Pessoas pensam muito pouco na morte. Passam suas vidas preocupadas com verdadeiros absurdos, adiam coisas, deixam de lado momentos importantes. Não arriscam, porque acham que é perigoso [...] Se pensassem um pouco mais na morte, não deixariam jamais de dar o telefonema que está faltando. Seriam um pouco mais loucas [...]”.
A verdade é que as pessoas ficam presas a dogmas e conceitos que criam ou que lhes foram passados ao longo da vida. E assim sendo, deixam passar excelentes oportunidades e em seguida lamentam-se.
É impressionante o poder que as pessoas têm de complicar a vida. Ora, se existe uma situação nova, esta deve ser encarada e desfrutada o máximo, sem desperdiçar a oportunidade. Estamos aqui de passagem, somos seres em constante transformação e não há quem se transforme sem caminhar, sem arriscar, sem viver!
Sim, porque viver é encarar a vida de frente, sem medo de mudanças.
Viver é caminhar, investir, amar, trabalhar, sonhar, realizar, esperar, alcançar, desejar, cantar, dançar e acima de tudo entender que os imprevistos são previstos e que tudo faz parte da nossa lenda.
O homem que passa a vida inteira tentando ser “politicamente correto”, desprezando suas emoções, seus sonhos e sua essência, não vive, vegeta.
Parafraseando Raul Seixas, “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante a ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. E quando chegar ao final... quero ter a certeza de que transformei a minha vida em grandes momentos.Porque a vida só se justifica, se vivida intensamente!